Artio é uma Deusa Celta da abundância (ou fertilidade), transformação e vida selvagem. Seu nome origina-se da palavra celta para urso (arth) e ela é representada na maioria das vezes como tal, podendo também estar rodeada de frutas.
Os registros mais antigos dessa Deusa são de 450 EC., mas sua origem pode ser ainda mais antiga: em toda a Europa foram encontrados crânios e ossos de ursos arrumados em nichos dentro de cavernas.
Os ancestrais dos Celtas que chegaram à Europa foram os Helvetii, que cultuavam uma Deusa que era referida como "A Ursa". Essa tribo, eventualmente, foi tomada pelo império romano, mas podemos ver que o culto à Deusa sobreviveu, inclusive sendo absorvida por outra entidade dentro daquele panteão: A Deusa Diana (ou Ártemis, na Grécia). As duas possuem atributos similares e talvez isso possa ter sido um feito dos seguidores de Artio em Roma.
O período da primavera é escolhido instintivamente pela mãe urso pois é a época em que o alimento está mais abundante, e seus filhotes terão mais 3 estações com fartura para fortificar-se. Daí se dá, também, a benção da Deusa Artio, que renova o terra com vida ao final do inverno.
Artio na cultura pop
Embora a ligação não seja clara e aberta a várias interpretações, podemos ver a presença de Artio na animação "Valente", da Disney (2012).
A história assemelha-se mais à da deusa Calisto, mas se passa na Europa em uma época em que os Celtas ainda possuíam grande presença.
O culto à Deusa provavelmente provém de tempos anteriores à época em que o filme acontece, porém, a figura do urso é constantemente reapresentada, sugerindo então que o povo do filme a adorava.
Comments