top of page

Azathoth - O Ser Supremo


Azathoth é o ser supremo de Contos de H. P. Lovecraft. Frequentemente chamado de "Deus cego idiota" ou "Daemon Sultan", ele fica no centro da existência, eternamente adormecido como um bando de incontáveis deuses exteriores tocam música horrível e caótica e dançam em torno dele. Essa música é tocada na esperança de manter Azathoth dormindo, pois toda a existência não passa de sonho do monstro sem forma. Se alguma vez despertasse, não haveria mundos nem deuses, nem mais, e todos seriam novamente Azathoth.


No centro do universo há um trono negro e ninguém, deus ou demônio, ousa se aproximar dele. Ao seu redor há companhia, servos, e uma melodia incessante pode ser ouvida, mas não por ouvidos humanos. Escoando por algo que somente podemos interpretar como flautas - e não é prudente se ocupar de desvendar que objeto disforme é aquele que produz ritmos tão desconexos - a melodia mescla-se ao destino e narra sua lei eterna, e quem pode dizer que coisas mais ela produz?

Azathoth... Este deus é descrito como o Caos Nuclear, não porque tenha qualquer coisa relacionada com energia atômica, mas porque na palavra nuclear está implícita a palavra núcleo, ou seja, principal, essencial. Diz-se que ele criou acidentalmente o universo e quando despertar o destruirá com a mesma facilidade com que lhe originou. Criado em 1919, Azathoth apareceu pela primeira vez em uma simples nota de papel de Lovecraft, onde escreveu Azathoth - o nome horrível. Era óbvio que Lovecraft havia tido uma ideia para uma história que alguns anos depois viraria seu livro "A busca onírica por Kadath". A posição de Azathoth está sem sombra de dúvida acima de todas as outras, inclusive de todos os outros Grandes Antigos, sendo descrito como "O motor principal do caos, a antítese da criação, o Sultão retardado de todos os demônios. Aquele que morde, geme e baba no centro do vazio final e absoluto." É descrito como um Deus idiota pela simples razão de que carece de qualquer raciocínio. Assim, ás vezes, é difícil descrevê-lo como uma deidade, pois se trata de uma força suprema do cosmos e assim é chamado de o Caos Criativo e Infinito do Universo. O Deus Supremo dos mitos de Cthulhu não faz a mínima ideia do que está fazendo. É perturbador como isso explica melhor o cosmos indiferente e insano que vemos daqui de baixo. Dizem que ao seu redor dançam o resto dos deuses mais antigos, seguindo as suas dementes melodias, entre eles ninguém menos que Shub-Niggurath e Nyarlathotep. A presença de Azathoth vem acompanhada do som de uma flauta, que sem dúvida tocará a melodia que causará o fim, não apenas da desprezível raça humana, mas de toda a criação.



Fontes: Mundo Tentacular, Morte Súbita Inc, Mundo Freak, https://liberproeliis.fandom.com/pt-br/wiki/Azathoth

201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 O Chamado dos Monstros.

bottom of page