Ao contrário de muitas Deusas e Deuses que personificam elementos da natureza, Ch'ang-O (ou Chang'e) não personifica a Lua, ela a tem como morada e devido a isso é chamada por vezes de Mulher da Lua.
Com uma beleza sentimental e expressiva Chang'e contempla a terra com uma cara sorridente, derramando os seus suaves e diáfanos fulgores sobre ela.
A História da deusa
Nem sempre nascidos na alvorada da criação, às vezes os Deuses ascendem pelo acaso trágico. Assim é o conto de Chang'e, a Deusa da Lua.
Entre os imortais que viviam nos Céus, Chang'e era a dançarina mais elegante, como uma pomba em correntes de vento. Ela atraiu o afeto do herói arqueiro Hou Yi, e os dois logo se casaram. Tudo era perfeito.
Entretanto, sob os Céus, nem tudo ia bem. Dez sóis, os dez filhos do Imperador de Jade, subiram para queimar a terra e ferver os oceanos. O corajoso Hou Yi, com arco à mão, derrubou nove deles do céu, poupando apenas um. Apesar do mundo ser salvo, o Imperador de Jade ficou furioso pela morte de seus filhos. Como punição, Hou Yi e Chang'e foram transformados em mortais.
Chang'e ficou melancólica e nunca mais dançou. Para restaurar seu lugar nos Céus, Hou Yi encontrou o Elixir da Imortalidade, mas ladrões vieram roubá-lo enquanto caçava. Chang'e lutou para esconder o Elixir, mas no final das contas, foi forçada a bebê-lo. Sendo demais para apenas uma pessoa, o Elixir concedeu imortalidade, mas também a varreu para a lua.
Desde então, Chang'e vive na lua, proibida de ver seu marido, sendo um Coelho de Jade sua única companhia. Entretanto, com a Terra mais uma vez em perigo, Chang'e se encontra na superfície mortal. Talvez isso seja uma segunda chance. Se ela puder apenas salvar o mundo sem irritar o Imperador de Jade, talvez ela possa se reunir com seu marido
Curiosidades
Chang'e é Deusa da Lua, da coragem, do poder e da fertilidade
Seu símbolo : Lua, pérola, coelho
A história da deusa possui várias versões
Chang'e e Hou Yi passaram a representar o Yin Yang
Chang'e conheceu o Coelho de Jade na Lua
Comentarios