![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_aefe8d2bceee44fe9e7ba84c8ca5175f~mv2.png/v1/fill/w_49,h_25,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_aefe8d2bceee44fe9e7ba84c8ca5175f~mv2.png)
O Monstros das Sombras (Devorador de Mentes)
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_683065ee2e4046c8aff39abd376fcf6b~mv2.png/v1/fill/w_62,h_32,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_683065ee2e4046c8aff39abd376fcf6b~mv2.png)
O Devorador De Mentes (também chamado de Espião) é um monstro de espécie não identificado que habita uma dimensão chamada Mundo Invertido (Uma era idêntica a Hawkins, não habitada).
Ele é um animal de postura alta e que comanda e outros monstros de pequeno porte. Ele tem uma capacidade de invadir a mente das pessoas, controlando, mudando a personalidade e obtendo a fala delas
O Devorador de Mentes em D&D:
Essas entidades sobrenaturais estão presentes nos manuais de Dungeos & Dragons desde a primeira edição. Os Devoradores de Mentes são também conhecidos como illithids -criaturas conhecidas por sua busca incessante de domínio sobre outras raças e outros mundos.
Segundo informação oficial de D&D, os Devoradores de Mentes controlaram impérios interdimensionais há vários milênios esquecidos no tempo. Eles dedicavam-se a escravizar raças humanóides sencientes, usando seus poderes psiônicos para alimentarem seus cérebros e dominarem os seres que consideravam inferiores. Todos os illithids compartilham uma consciência coletiva e são entidades conhecidas por serem malignas, sádicas e profundamente inteligentes.
Quando seus impérios se transformaram em pó, os Devoradores de Mentes que habitam o Plano Material encontraram o refúgio no Underdark (reino subterrâneo debaixo do nosso mundo). O Underdark de D&D pode facilmente ser visto como o Mundo Invertido em Stranger Things.
O Demogorgon
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_8d0929b1f5cc4994baf2fee68528a9e0~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_78,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_8d0929b1f5cc4994baf2fee68528a9e0~mv2.jpg)
Demogorgon é a criatura do jogo Dungeons & Dragons (RPG de fantasia) que Will e seus amigos combatem no início de Stranger Things. No primeiro episódio, é dado um indício bem claro do destino terrível que Will vai enfrentar. Quando Mike, o Mestre de D&D, anuncia que o grupo foi emboscado pelo Demogorgon, Will tem que rolar o dado e ver se seu feitiço de proteção funcionou. Infelizmente, a magia não fez efeito e Will não conseguiu se proteger. Mais tarde, o menino cai no domínio do monstro real a que seus amigos chamam de Demogorgon.
O nome da criatura surge quando Eleven usa a figura do Demogorgon de D&Dpara demonstrar que Will está fugindo do monstro. Na verdade, nunca sabemos qual o nome real da criatura sem rosto, e tem grandes diferenças com o Demogorgon de Dungeons & Dragons.
A origem do Demogorgon em D&D
Na história do popular RPG de fantasia, Demogorgon se auto intitula como Príncipe dos Demônios e é considerado um dos maiores vilões de D&D de todos os tempos. Com altura de 5 metros e meio, corpo reptiliano, duas cabeças e longos tentáculos como braços, é fácil entender o que torna esse monstro tão assustador.
A cabeça da esquerda se chama Aameul e a da direita é Hethradiah. Elas têm personalidades individuais e lutam pelo domínio de uma sobre a outra, odiando-se mortalmente. Não conseguem separar-se porque ambas pertencem lado a lado, sendo essa a grande maldição.
O Demogorgon é capaz de levar os inimigos à loucura com o seu olhar penetrante, se ambas as cabeças olharem para o mesmo alvo simultaneamente. A sua cauda tem a capacidade de drenar a vida de um oponente e seus tentáculos provocam o apodrecimento, como uma lepra ultra rápida.
Democão
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_fe94476a74464e149ebd7a00d409f065~mv2.png/v1/fill/w_46,h_26,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_fe94476a74464e149ebd7a00d409f065~mv2.png)
Os Democães são semelhantes ao Demogorgon na sua boca disforme que se assemelha a uma flor grotesca e compartilham o apetite por humanos e animais. Enquanto o monstro da primeira temporada caçava sozinho e nunca pareceu haver mais do que um da sua espécie, os Democães apresentam um comportamento muito diferente.
Estas novas criaturas preferem caçar em grupo, semelhantes a uma alcateia, e demonstram operar com “mente de colmeia”. Isto significa que os democães funcionam como uma entidade unida, respondem às ordens de um ser superior e estão profundamente conectados ao seu mestre.
Vemos os limites desta conexão quando as criaturas morrem no momento em que Eleven consegue fechar o portal entre mundos – isso acontece porque perdem a ligação ao seu mestre e à sua realidade nativa, o Mundo Invertido.
Monstro do Hospital
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_231b51c31ea84b3d949103d2ab950105~mv2.jpg/v1/fill/w_138,h_76,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_231b51c31ea84b3d949103d2ab950105~mv2.jpg)
O Monstro do Hospital é o nome dado a uma criatura grotesca controlada pelo Devorador de Mentes, que foi criado a partir dos restos mortais de Bruce Lowe e Tom Holloway, ambos funcionários do jornal The Hawkins Post. Assim, após terem sido derrotados por Nancy Wheeler e Jonathan Byers, os dois se dissolveram e formaram uma massa de carne com uma forma bizarra.
Vinhas
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_28e9c05af5604452bbc6d6f2a622ba99~mv2.jpg/v1/fill/w_138,h_69,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_28e9c05af5604452bbc6d6f2a622ba99~mv2.jpg)
Presentes principalmente no Mundo Invertido e nos túneis de Hawkins. As Vinhas são uma mente coletiva, capazes de prender pessoas e parecem ter certo grau de inteligência, já que se acumulam para não deixar que o seu alvo se mova.
Monstro Aranha
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_91d032711b1d44258c90a79605ea15d6~mv2.png/v1/fill/w_49,h_25,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_91d032711b1d44258c90a79605ea15d6~mv2.png)
Similar ao Monstro do Hospital, o Monstro Aranha foi criado a partir dos restos mortais de todas as criaturas de Hawkins que foram possuídas pelo Devorador de Mentes, incluindo pessoas, e animais. Dessa forma, além do seu tamanho, o Monstro Aranha tinha uma forma ainda mais grotesca e que se assemelhava ao próprio Devorador de Mentes.
Demo-bats
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_7b4985b42636442ca7117f9837ecc289~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_81,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_7b4985b42636442ca7117f9837ecc289~mv2.jpg)
Demo-bats são apresentados na série apenas como criaturas que ficam voando pelo Mundo Invertido, porém não se tem mais informações sobre eles.
Vecna
![](https://static.wixstatic.com/media/5728c7_1b27b58478d846a1bf18b8e5e30ed27b~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_83,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5728c7_1b27b58478d846a1bf18b8e5e30ed27b~mv2.jpg)
Vecna que nos foi apresentado nessa quarta temporada da série, faz o Demogorgon parecer um pet.
Até onde se sabe, Vecna já tem 5 vítiams confirmadas: Alice Creel, Virginia Creel, Ted Benson, Patrick McKinney, Chrissy Cunningham.
Nessa temporada ele perseguiu a Max( que sobreviu e escapou) e capturou a Nancy.
Vecna em sua forma humana, nada mais é do que o filho de Victor Creel. Ele veio a desenvolver suas habilidades em sua infância e desde cedo começou a praticar atos ediondos como formas de treinar seus poderes e o que culminou no assassinato de sua mãe e irmã, e na prisão de seu pai.
Ele acabou sendo capturado pelo Dr. Brenner e veio a ser a cobaia 001.
E em uma reviravolta de eventos, foi mandado por Eleven para o Mundo Invertido( perdeu para ela em um embate).
A origem de Vecna em D&D
De acordo com a lore de D&D, ele foi um humano que desenvolveu uma cede imensa por poder. Ele veio à perder sua humanidade quando ganhou o lichdom antes de ascender à divindade.