top of page

Os Quatro Deuses Celestiais da China


A história dos Quatro Deuses Celestiais da China (Shinshin) conta que a terra e o céu foram divididos em quatro quadrantes, onde cada um representa um ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma estação e uma virtude. Cada quadrante destes é composto por sete pequenas constelações, cada uma representando uma parte do corpo destas criaturas celestiais, também chamados de 28 mansões celestiais. Existe também um guardião central representando a própria China, ou o planeta terra. Estes quatro deuses, na China, recebem os nomes de Qīng Lóng, (o dragão azul), Zhū Qiǎo (o pássaro vermelho), Bái Hǔ (o tigre branco) e Xuán Wǔ (a tartaruga negra). O símbolo central é representado por um dragão amarelo chamado Huang Long (que seria o quinto Deus Celestial).



Bai Hu - : em japonês Byakko; em chinês Bai Hu (Báihǔ-白虎).

Governante do quadrante Oeste, seu elemento é o metal, sua estação é o outono e sua virtude é a honestidade. Considerado o rei de todos os animais e o senhor das montanhas na China. Considerado também o Deus da Guerra.

O Tigre, bem como o dragão, é muito apreciado nas culturas orientais por sua enorme força, poder, ferocidade, e beleza, e partes de seu corpo são consumidas ou utilizadas em remédios pois acredita-se que possuam poderes de dar força e fertilidade.

Xuan Wu - : em japonês Genbu; em chinês Xuan Wu (Xuánwǔ-玄武).

A Tartaruga Negra do Norte Xuán Wǔ (governante do quadrante Norte) , também chamado de Guerreiro Negro do Norte, é representado como uma enorme tartaruga, geralmente negra, ou verde, porém com o adicional de ter uma cauda longa cuja ponta é a cabeça de uma cobra, geralmente negra ou prateada, ou então é representado com uma cobra enrolada à sua volta, e não como cauda.Ambos os animais, cobra e tartaruga, simbolizam a longevidade, e soldados e governantes utilizavam pingentes esculpidos em forma de tartarugas para se protegerem contra o envelhecimento. Xuan Wu representa o elemento Água, a estação do Inverno e geralmente é representado com as cores negra ou verde escuro.

Qing Long - : em japonês Seiryu; em chinês Qing Long (Qīnglóng-青龍).

Governante do quadrante Leste, seu elemento é a madeira, sua estação é a primavera e sua virtude é a benevolência. Embora a cor da primavera seja verde, ele é descrito como um dragão azul. Um dos mais antigos e respeitados dentre todas as figuras mitológicas símbolo de autoridade e força, por isso era usado por grandes figuras do poder ou realeza.

Dragões sempre fizeram parte das lendas e mitologia chinesa, japonesa e coreana, e geralmente representam magia e poder. Somente imperadores poderiam utilizar o símbolo do dragão, pois era um ser sagrado e consagrado aos nobres.

Zhu Niao - : em japonês Suzaku; em chinês Zhu Niao (Zhū Niǎo-朱鸟).


É o governante do quadrante Sul, é representado por um Pássaro Vermilion, seu elemento é o fogo, sua estação é o verão e sua virtude é a ética.

Ele faz pequenas sementes crescerem em árvores gigantes. Muitas vezes aparece emparelhado com o dragão, porque ambos representam tanto o conflito e a felicidade conjugal. Retratado com penas radiantes, e uma música encantadora, só aparece em tempos de boa sorte. Tem um comportamento nobre e é exigente com o que come e onde pousa. É muitas vezes confundido com o Fenhuahg (fenix Chinesa), devido a suas aparências semelhantes.

O Quinto Deus Celestial - (Huánglóng -黄龙).



É dito que o lendário Imperador Amarelo se transformou em um dragão que se assemelhava ao seu emblema e ascendeu aos céus. Os chineses o consideravam seu ancestral, por isso as vezes se consideravam a si mesmos como 'filhos do dragão e por isso foi usado como um símbolo do poder imperial. Ele não aparece na mitologia japonesa, no entanto, o dragão Kouryu que representa o imperador japonês é considerado seu equivalente.

É um dragão sem chifres que surgiu a partir do Rio Luo e presenteou o lendário imperador Fu Xi com os elementos da escrita. Dizem que seu acordar, dormir e respirar determinam o dia, a noite, a estação e o clima. É considerada a quinta besta guardiã e também o deus central dos Quatro Deuses Celestiais, seu elemento é a terra, é o quinto elemento chinês e representa a mudança das estações do ano. Sua virtude é a benevolência.

Diferente dos outros quatro, Huang Long, não aparece na mitologia japonesa. O quinto elemento no sistema elemental japonês é vazio, então não pode ser representado por uma besta divina. No entanto, o Kouryu é considerado seu homólogo japonês. É dito ser o filho do universo, possuidor da proteção divina dos deuses.


Fontes: Arcanoteca, novelmania,
2.092 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 O Chamado dos Monstros.

bottom of page