top of page

Baku (獏or貘) - O devorador de sonhos


Bakus são seres sobrenaturais que previnem ou devoram sonhos, pesadelos e a má sorte. A mítica criatura têm uma longa história no imaginário e na arte. No folclore nipônico, Baku é considerado um youkai, um espírito animal que visita as casas no meio da noite e devora os pesadelos das pessoas enquanto dormem. Acredita-se que o Baku pode ser induzido a devorar um sonho horrível, e que tenha o poder de transformá-lo em boa sorte.


Baku: As Origens

Sua origem remonta à China antiga, que o descreve como um animal semelhante a um bode com nove caudas, quatro orelhas e olhos em suas costas. Baku, o mito foi levado para o Japão por volta do século XIV, a partir daí, a descrição da besta mudou ao longo do tempo. É geralmente descrita como uma curiosa criatura com o tronco e as presas de um elefante, olhos de rinoceronte, a cauda de uma vaca, e as patas de um tigre. Assim como um documento do período Edo (1603-1868) que diz: "Nas montanhas do sul, vive uma besta. Ele tem uma tromba de elefante, os olhos de um rinoceronte, um rabo de boi, e as patas de um tigre. Seu corpo é amarelo e preto, e é chamado de Mò(na China). Dormindo sobre sua pele pode-se afastar a peste. Um homem deve fazer um esboço do Mo, a fim de ser protegido do mal". No reino dos sonhos, o Baku é um espírito benevolente que protege as pessoas contra os terrores dos pesadelos. A imagem da criatura, quando colocada como ornamentos nas camas, é considerada benéfica e era usual pintá-las com tinta dourada nos travesseiros da nobreza. Imagens e talismãs do Baku também são comumente colocados sob o travesseiro para afastar os maus sonhos e maus presságios. Pessoas que acordam após um pesadelo podem pedir a ajuda do Baku, repetindo três vezes: "Dou o meu sonho para o bom Baku comer". Imagens de Baku também são frequentemente colocadas sob o beiral de templos e santuários japoneses para afastar os maus espíritos, assim como as imagens de shishi (leão) e do dragão. Todos os três são considerados protetores em templos budistas e santuários xintoístas. Também é comum pintar seu ideograma sob o casco ou vela do "Barco do Tesouro dos Sete Deuses da Sorte do Japão", e orientar as crianças a mantê-los sob seus travesseiros no primeiro dia do ano como símbolo de bom agouro. Baku na Mídia Ainda hoje a imagem do Baku esta presente não só em talismãs, netsukes (escultura esculpida para Kimonos), muito utilizada atualmente para prender celulares, mas também em brinquedos assim como comumente aparecem em jogos, livros e animes japoneses:

  • O Pokémon Drowzee é um Baku.

  • Em Kamen Rider Black os Gorgom usam um monstro Baku ( na tradução brasileira chamada de Antar), para induzir Kyoko Akizuki pelo sonho, a liberar sua força vital para reviver Shadow Moon.

  • O digimon Tapirmon, de Digimon Frontier também é um Baku.

  • Em Naruto Shippuuden o personagem Danzou Invoca um Baku.


Fontes: Caçadores de lendas, Livro: Japan: Ancient Mythology
387 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 O Chamado dos Monstros.

bottom of page