top of page

Thanatos - A Personificação da Morte

Atualizado: 14 de abr. de 2022


Thanatos, é a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. É conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.

Thanatos é filho, sem pai, de Nix, a noite, filha do Caos; ou, segundo outras versões, filho de Nix e Érebo, a noite eterna do Hades. Thanatos é a personificação da morte, que nascido em 21 de agosto, tinha essa data como o dia preferido para arrebatar as vidas, enquanto Hipno é a personificação do sono. Os irmãos gêmeos habitavam os Campos Elísios (um paraíso do reino dos mortos, onde Hades fica).

Segundo Homero, o deus Hipnos vivia em Lemmos e casou-se com Grácia Pasitea (é uma das graças), a mando de Hera, em troca de seus serviços realizados. Hipnos é representado em foma humana e se transforma em ave antes de dormir. Também aparece representado na imagem de um jovem com asas que toca uma flauta cuja melodia faz os homens dormir e ao se locomover, deixa atrás de si, um rastro de névoa. Thanatos é representado por uma nuvem prateada que arrebatava a vida dos mortais. Também foi representado por homem de cabelos e olhos prateados. Seu papel na mitologia grega é acompanhado por Hades, o deus do mundo inferior. Thanatos é um personagem que aparece em inúmeros mitos e lendas, assim como aparece na história de Sísifo e do rei Midas, que por serem as mais importantes se dispersaram com maior facilidade.


Thanatos na história de Sísifo

Sísifo despertou a raiva de Zeus, pois Zeus havia-se transformado em águia e sobrevoado o reino de Sísifo com Egina, filha de Asopo, depois quando Asopo perguntou a Sísifo se havia visto Egina, ele contou em troca de uma fonte de água. Então Zeus enviou Thanatos para levá-lo ao Hades. Porém Sísifo conseguiu enganar Thanatos, elogiou sua beleza e pediu-lhe para deixá-lo enfeitar seu pescoço com um colar, o colar, na verdade, era uma coleira, com a qual Sísifo manteve a morte aprisionada ao mesmo tempo evitando que qualquer outra pessoa ou ser vivo morresse. Desta vez Sísifo arranjou encrenca com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava da morte para consumar as batalhas. Tão logo teve conhecimento, Hades libertou Thanatos e ordenou-lhe que trouxesse Sísifo imediatamente para as mansões da morte. Quando Sísifo se despediu de sua mulher, teve o cuidado de pedir secretamente que ela não enterrasse seu corpo. Já no inferno, Sísifo reclamou com Hades da falta de respeito de sua esposa em não o enterrar. Então suplicou por mais um dia de prazo, para se vingar da mulher ingrata e cumprir os rituais fúnebres. Hades lhe concedeu o pedido. Sísifo então retomou seu corpo e fugiu com a esposa. Havia enganado a Morte pela segunda vez Thanatos na lenda de Admeto Conta-se que o rei Admeto recebe em seu palácio o herói Héracles. Alceste, esposa de Admeto, estava morrendo e então Thanatos é enviado para pegar a alma de Alceste, mas Héracles o expulsa de lá. Thanatos e Macária Thanatos, certa vez conheceu Macária, Deusa da Boa Morte e filha de Hades e Perséfone. Thanatos e Macária se apaixonaram . Mas os dois não poderiam ficar juntos, devido a Thanatos ser extremamente focado em seu trabalho. Então a Deusa e Thanatos juraram que mesmo não podendo estar juntos ficariam próximos um do outro. Thanatos e Macária falaram sobre o rio Estige :

"Então que cavem duas sepulturas, se eu morrer eu prometo que acordarei do seu lado.

Fontes : Mythology &Culture, Pagans&Witches
310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 O Chamado dos Monstros.

bottom of page