top of page

Yan Wang (閻王) - O Rei do Inferno


Na mitologia chinesa, Yan Wang (閻王) é o rei do inferno. Yan Wang supervisiona o submundo, preside as dez camadas de Diyu (地獄), ou o inferno chinês-budista, e julga o destino dos mortos. Ele é um dos deuses mais temidos no sistema de crenças.

Yan Wang era originalmente um deus hindu chamado Yamaraja que apareceu pela primeira vez no Rigveda . Com o advento do budismo, as histórias de Yan Wang se espalharam pelo leste asiático. A lenda de Yan Wang evoluiu gradualmente à medida que o mito original se misturava às crenças locais, um processo conhecido como sincretismo religioso . Yan Wang pode ser encontrado em praticamente todas as culturas em que o budismo é praticado e é uma figura importante em países como Tibete, Vietnã, Coréia e Japão. Embora ele tenha mantido seu papel de Senhor dos Mortos na China, a aparência de Yan Wang mudou drasticamente para se adaptar à cultura Han-chinesa dominante.

Etimologia

Yánwáng (閻王), seu nome chinês mais comum, significa simplesmente o rei Yan. O nome completo de Yan Wang é Yán Luó Wáng (閻羅 王), que é uma transcrição do nome em sânscrito , Yamaraja. Nos textos ocidentais, Yan Wang é frequentemente referido como Yama, e em outros estilos de romanização pode ser escrito como "Yen Lo Wang".

Atributos

O rei Yan tem uma aparência assustadora, com grandes olhos grandes e esbugalhados, pele vermelha profunda, uma expressão severa e uma longa barba preta. Ele geralmente é retratado vestindo roupas tradicionais chinesas e um boné de juiz inscrito com a palavra 'rei' (on).

Família

Yan Wang não tem família conhecida. Em vez disso, ele é sempre acompanhado por seu escriba, que carrega um pincel de caligrafia e um grande livro que contém o nome e a data da morte de todas as pessoas que viveram e viverão. Os dois temíveis guardiões do Inferno, Cabeça de Boi (牛頭) e Cara de Cavalo (馬 面) , também gostam de fazer companhia a Yan Wang e têm a tarefa de trazer almas recém-falecidas à sua frente para que ele possa determinar seu destino.

Mitologia

No sistema de crenças chinês-budistas, havia dez camadas do inferno conhecidas como Diyu (地獄). Semelhante ao Inferno de Dante , cada camada era progressivamente mais aterrorizante que a anterior e era presidida por um lorde. Yan Wang, a divindade do inferno mais poderosa, governou todos os Diyu. O poeta budista do século VIII, Hanshan , alertou os vivos para que levassem vidas virtuosas, a fim de evitar serem punidos por Yan Wang: Peço-lhe que ponha um fim às suas idas e vindas; Nunca o irrite, velho Yan Wang. Perca-se e cairá nos três caminhos do mal. Seus ossos serão triturados em pó, tendo sido golpeados mil vezes! Por um longo tempo, você será uma pessoa no Hell Forever, afastada dos caminhos desta vida. Ao contrário do sistema de crenças cristãs, não havia como evitar ir a Diyu após a morte. A boa notícia foi que as almas não foram condenadas a serem punidas por toda a eternidade. O tipo e a duração da punição foram determinados pela gravidade de seus crimes. Almas virtuosas foram enviadas para viver no céu por um certo período de tempo antes de retornar à Terra como humano ou sair do ciclo de reencarnação . As almas pecadoras foram então completamente questionadas por Yan Wang e perguntadas se consideravam as consequências espirituais de suas ações. Depois de admitir que não, os pecadores foram condenados a vagar sem rumo pelos labirintos do inferno antes de chegarem ao seu castigo, dos quais havia muitos.

Os hipócritas foram condenados à morte por vapor em grandes panelas de metal. Incendiários estavam amarrados e amarrados a pilares de cobre quente e incandescente. Assassinos que esfaqueiam alguém até a morte estavam condenados a escalar eternamente montanhas de facas afiadas. O nível mais cruel e mais baixo de Diyu foi reservado para aqueles que cometeram os crimes mais hediondos, chamados de Cinco Ofensas Graves, que incluíam matricídio, patricídio, assassinato de um ser iluminado, derramamento de sangue de um Buda ou criação de cisma. dentro da comunidade budista. Esses pecadores foram tratados pessoalmente por Yan Wang e estavam condenados a se tornarem animais ou insetos menores em sua próxima vida.

No entanto, o próprio Yan Wang não estava imune aos castigos do inferno. Ele era uma alma condenada a viver em Diyu, como todo mundo. Quando ele não estava julgando, Yan Wang foi amarrado a uma superfície de metal quente escaldante três vezes ao dia, enquanto uma corrente de metal derretido foi derramada em sua garganta, o que explica por que sua pele era tão vermelha.

Apesar de ser decididamente aterrorizante, Yan Wang não era uma divindade do mal. De fato, em algumas versões do mito de Yan Wang, ele é rebaixado ao status de Quinto Rei do Inferno por ser muito tolerante. Em algumas interpretações, Yan Wang era realmente visto como um título, não como uma pessoa singular. Uma vez que um rei do inferno cumpriu sua sentença no inferno, ele é capaz de reencarnar na Terra novamente ou sair completamente do ciclo. Em alguns textos, os mortais foram recompensados ​​com a posição de Rei do Inferno depois de terem cometido atos honrosos.

Cultura pop

Após a morte, é tradicional que as pessoas queimem o "dinheiro do inferno" (também conhecido como papel de incenso ) para que seus amigos e familiares sejam bem providos na vida após a morte. Dizem que as almas que estão vagando pelos labirintos do inferno ainda precisam de dinheiro para comprar comida e outros bens para ajudá-los em sua jornada. Queimar papel de incenso é considerado uma parte muito normal do funeral e do processo de luto. A semelhança de Yan Wang é frequentemente vista em "Dinheiro infernal". Por causa de sua popularidade e seu status como um deus da morte universal em toda a Ásia, Yan Wang tem sido destaque em vários shows. Mais notavelmente, ele era um personagem (King Yemma) em Dragon Ball Z e é chamado King Enma em Yokai Watch .



Fontes: Mythopedia, The Editors of Encyclopædia Britannica. "Yama." Encyclopædia Britannica. https://www.britannica.com/topic/Yama-Hindu-god. Lloyd, Ellen. "Diyu - Terrible Chinese Hell and Judgement of God Yama." Ancient Pages. https://www.ancientpages.com/2018/12/18/diyu-terrible-chinese-hell-and-judgement-of-god-yama/. O'Brien, Barbara. "Yama - Buddhist Icon of Hell and Impermanence." Thought Co. https://www.thoughtco.com/yama-buddhist-icon-of-hell-and-impermanence-450163.
380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 O Chamado dos Monstros.

bottom of page