Na mitologia nórdica, Yggdrasil (ou no nórdico antigo: Yggdrasill) é uma árvore colossal (algumas fontes dizem que é um freixo, outras que é um teixo), que é o eixo do mundo.
O seu nome significa "cavalo de Odin (Ygg)", devido ao episódio em que o deus se dependurou da árvore durante nove dias e nove noites para alcançar a sabedoria. Também pode ser conhecida como Mímameidr ("viga de Mímir"), uma vez que Mímir, o guardião da memória do Mundo, vivia debaixo da Yggdrasil. É chamada na Germânia continental de Irminsul, podendo ter semelhanças com Jörmungandr ou a Serpente de Midgard, que tinha igualmente a função de manter a ordem do Universo.
As árvores em geral eram centrais na veneração dos povos germânicos, representando a ligação entre a Terra e o Céu, alimentando-se dos nutrientes e da água para crescerem em direção ao Sol. Deste modo se justifica a escolha de uma árvore, elemento extremamente sólido, para guardar a sabedoria, representar a fonte da poesia e da vida, e ser conectada ao mundo dos deuses pelo Bifrost, um arco-íris guardado por Heimdall ("Pilar do Mundo").
É Yggdrasil quem dirige os destinos do Universo e dos vivos, e tem a sua base na fonte de Urdr guardada pelas Nornas, deusas fatídicas. Dela nascem os primeiros seres humanos, Embla (mulher) e Askr (homem).
As suas folhas são agitadas por um vento constante produzido pelo agitar das asas de uma águia pousada na sua copa.
Yggdrasil, localizada no centro do Universo ligava os nove mundos da cosmologia nórdica, cujas raízes mais profundas estão situadas em Niflheim, um mundo sombrio onde ficavam várias árvores assombradas e solo onde não se produzia nada, escuridão profunda com gigantes e terríveis monstros. O tronco era Midgard, ou seja, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard (a cidade dourada), a terra dos deuses, e Valhala, o local onde os guerreiros Vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.
Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela sempre é guardada por uma centúria de valquírias, denominadas protetoras, e somente os deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença e até mesmo salvaria a pessoa a beira da morte.
Midgard: terra média e reino dos humanos, que corresponde ao planeta terra (mundo físico). Jord é a deusa guardiã desse mundo.
Asgard: separado do mundo dos humanos por imensos muros, Asgard é reino dos deuses (mundo superior, os céus) e seu guardião é Heimdall. Seus líderes são Odin, o deus maior da mitologia nórdica e Frigga, a deusa da fertilidade.
Niflheim: governada pela deusa Hel, deusa do inferno e filha de Loki, Niflheim corresponde ao reino do gelo e do frio onde se encontram gigantes e anões do gelo.
Vanaheim: mundo de repouso dos deuses Vanir, local onde nasceu Njord, deus protetor dos navegadores e o principal do clã dos Vanir.
Svartalfheim: local onde os deuses subterrâneos, chamados de svartálfar, moravam. Seu líder é Hoder, deus cego, irmão de Balder, deus da justiça e filho de Odin e Frigga.
Jotunheim: reino dos gigantes, chamados de Jotuns, sendo que sua principal cidade é Utgard. Seu líder é Thrym, rei dos gigantes.
Nidavellir: reino dos anões que está localizado nos subterrâneos de Midgard. Seu líder é Vidar, deus da vingança e filho de Odin.
Muspelheim: reino do fogo, onde vivem os gigantes de fogo. Seu líder é Surtr, o gigante de fogo.
Álfheim: reino dos elfos, seres mágicos de aparência humana e enorme beleza.
Sobre outros lugares
Bifrost
Bifrost é o nome dado a ponte de ligação entre o reino dos deuses, Asgard, e o reino dos homens, Midgard.
Valhalla
Valhalla, chamada de "Salão dos Mortos", corresponde a residência dos deuses, ou seja, o local onde eles eram recebidos após a morte honrada nas batalhas.
Comments