top of page

Zorya - A Deusa Estrela Guardiã do Juízo Final e Serva do Deus do Sol


A deusa Zorya também é conhecida como Zorja, Zarja, Zora e Zorza. Às vezes Zorya é descrita como dois ou até três seres, mas outras vezes ela é apenas uma fêmea. Ela também era uma bela deusa guardiã dupla conhecida como as Auroras. Zorya serviu o deus sol Dazbog, e acredita-se que ele era o pai de Zorya.

Zorya também foi representada por duas estrelas: a manhã e a noite. Um culto para as estrelas mostra o forte interesse em rituais relacionados aos poderes da natureza. Parece que a religião eslava estava ainda mais focada em uma conexão com a natureza do que muitas outras religiões antigas.


A Estrela da Manhã

Zorja Utrennjaja era a estrela da manhã. Esta estrela foi pensada para abrir os portões de Dazbog. Esta versão de seu nome vem do russo, em que "utro" significa "manhã". No entanto, esta estrela tem seu próprio nome em todos os idiomas eslavos. É conhecido como Gwiazda Poranna, Zvezda Dennitsa, Rannia Zoria, Zornica, Zvijezda Danica e por muitos outros nomes.

A Estrela da Manhã estava ligada à proteção, cavalos, luz e exorcismo. Acreditava-se que cuidava da limpeza espiritual e trazia boas emoções. A Zorya também estava conectada ao planeta Vênus, e alguns de seus atributos eram semelhantes à Vênus Romana e à Afrodite Grega. As tribos eslavas a adoravam todas as manhãs, quando o sol estava nascendo e trazendo novos dias, novas esperanças e novas possibilidades para alcançar seus objetivos.

Em algumas lendas, Zorya é descrita como a esposa do deus Perun. Ela acompanhou o marido durante as batalhas. Seu papel era proteger os guerreiros - protegendo-os da morte com seu véu. Ela também trouxe esperança e luz se eles estivessem perdendo uma batalha. Outras lendas mostram-na como a esposa de Myesyats, o deus da lua, e como a mãe das estrelas. Às vezes, a estrela da noite também é descrita como a esposa de Myesyats.


A Estrela da Noite

Zorya Vechernjaja foi a estrela da noite, responsável por fechar os portões do palácio de Dazbog. Seus outros nomes eram Gwiazda Wieczorna, Večernja Zvijezda, Zwezda Wieczoniaia, Vechirnia Zoria, Večernica e Večernjača. Ela estava associada a Mercury. De acordo com as lendas, ela era quem protegia os viajantes perdidos que precisavam encontrar o caminho certo para viajar diretamente para seus destinos. Ela também era esposa de Myesyats e mãe das estrelas, que agiam como luzes guiadas.

Pode ter havido uma estrela da tarde também, mas se houve, ela foi esquecida. Não há registros que possam ser úteis para descrevê-lo. Da mesma forma, alguns pesquisadores sugerem que Zorya era uma deusa virgem, fortemente relacionada a Vênus. Não se sabe, no entanto, o que poderia ter sido a relação entre essas deusas, já que nenhuma escrita de tempos antigos foi encontrada para descrevê-lo também.


Deuses eslavos esquecidos

Hoje em dia, as divindades eslavas foram em grande parte esquecidas. No entanto, seus nomes tornaram-se parte das línguas eslavas. Por exemplo, Zorza significa madrugada em polonês. A história da deusa Zorya é apenas um pequeno fragmento da antiga mitologia e crenças dos eslavos, que se tornou um tópico mais popular para os festivais pagãos modernos.

Os pagãos modernos são aqueles que tentam trazer esses deuses de volta à vida. Zorya aparece em muitos romances, incluindo uma série de livros de fantasia de Kevin Hearne "The Iron Druid Chronicles". O Zorya Vechernyaya também é um sexteto para fagote, oboé e quarteto de cordas criado por Julian Cochran, da Austrália. Depois de muitos séculos, as pessoas dessas terras começaram a criar canções, histórias e danças folclóricas para tornar as antigas crenças mais fortes novamente.


Fontes: ancient-origins.net, mythology&culture, santuário lunar, wikipedia
77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page